terça-feira, 28 de julho de 2009

A dieta da super energia do Dr. Atkins" - síntese -

A dieta da super energia do Dr. Atkins" - síntese -

A dieta com baixo teor de carboidratos tem as vantagens de ser facilmente seguida por ser agradável ao paladar,emagrecer mais rapidamente, ser eficiente e sem riscos. Ela é especialmente superior por eliminar para sempre a preocupação, o temor e o desconforto dos sintomas de fom, especialmente na eliminação da fadiga nas pessoas gordas.
Há muita gente, por exemplo, que está querendo comer, a qualquer hora, até mesmo depois de uma boa refeição, e chega a levantar-se à noite para isso. Há muita gente que sente vergonha da vontade compulsiva de comer, e também é muito possível que uma grande parte tenha chegado a recorrer a psiquiatras julgando que se trata de algum problema emocional. Muita gente ficaria surpresa ao saber que muitos dos sintomas que sentem são, na realidade, sintomas de fome. Crises de fraqueza, esquisitices, incapacidade de concentração, bocejos, dores de cabeça, tudo isso pode ser devido à fome. É fácil verificar que quando a fome desaparece, também desaparecem os sintomas.
Essa dieta é rigorosamente com a maneira como reduz os carboidratos.A dieta se reduz a duas listas, sendo uma de alimentos permitidos e a outra dos proibidos. Existe ainda um teerceiro grupo, e esses são os alimentos que contêm algum carboidrato, e que devem ser consumidos em quantidades limitadas e variadas para diferentes níveis da dieta.
Isso proporcionará a flexibilidade necessária para emagrecer em índices diferentes e para encontrar o nível em que a pessoa se sente em sua melhor condiçãoe, especialmente, para levar em conta a forma como reage o seu metabolismo. No nível inicial, chamado zero biológico, só há cerca de dez gramas no alimento diário.

DEZ MANDAMENTOS DA DIETA DE SUPERNERGIA E EMAGRECIMENTO:
1- A dieta para a primeira semana constará somente dos alimentos permitidos, e nada mais. Se não encontrar um determinado alimento na lista dos permitidos, é poque o seu conteúdo de carboidrato ou álcool é muito alto, o que o torna um item condenado;
2- Você pode comer quanto quiser dos alimentos permitidos porque as quantidades só são limitadas pela fome que sentir. Mesmo comendo tanto quanto quiser, ainda assim será menos do que você comia antes, porque houve uma diminuição de apetite;
3- Comece com seis pequenas refeições por dia, comendo um pouco de 3 em 3 horas, ou então 4 em 4. Se não for o suficiente, reduza os intervalos. Todas as refeições devem conter proteínas.
4- Tome sempre a primeira refeição de manhã, a não ser que você não tenha apetite de manh~.
5- Tome as megadoses recomendadas de vitaminas e sais minerais;
6- Evitu tudo que for açúcar ou farinha de trigo. Leia sempre os rótulos para evitar tudo que contiver uma forma de açúcar ou carboidratos ou amidos refinados.
7- Restrições com cafeína, como no café e coca-cola. Um limite razoável seria trës por dia. Se você consumia muito mais, então tente eliminá-los completamente durante as primeiras semanas;
8- O álcool deve ser restringido porque age como o carboidrato, impedindo a mobilização da gordura. Na primeira semana, nem um gota. Mais tarde, estabeleça seu limite máximo. Os que bebem muito ou que tem "problemas com bebida", devem evitá-lo completamente;
9- O máximo possível de exercício. Estabeleça um programa diário de ginástica, esportes, ciclismo, caminhar ou trotar. No entanto, evite os exercícios violentos durante os primeiros quatro dias da dieta, pois é nesse período que se processa a mudança de combustível;
10- Consulte o médico assistente antes de começar a dieta. Faça uma segunda consulta depois de umas semanas e uma terceira depois de alguns meses.
ALIMENTOS PERMITIDOS NA PRIMEIRA SEMANA:
CARNES: bifes, costeletas de carneiro e de porco, língua, presunto, hamburgers e linguiça fresca. Qualquer espécie de carne, em qualquer quantidade, com exceção apenas de miúdos ou carnes preparadas com carboidratos , como salame, salsicha, carne enlatada, almôndegas ou frios em conserva.
AVES: pato, perus, galinhas, todo tipo de ave.
PEIXES: qualquer espécie de peixe de água doce ou salgada. Crustáceo desde que preparados sem farinha de trigo ou de rosca.
OVOS: cozidos, estrelados, mexidos, quentes ou omeletes.
QUEIJOS: 120 grs por dia de qualquer queijo, menos os cremosos, ricota ou em pasta.
CONDIMENTOS: sal, pimentas, mostarda, rábanos, vinagre, baunilha e outros extratos, adoçantes artificiais e temperos em pó que não contenham açúcar.
BEBIDAS: água, água mineral, clube soda, água carbonada, soda de dieta sem açúcar. Chás de ervas, da índia e café mediante instruções específicas.
SOBREMESAS: gelatina com adoçantes artificiais.
SOPAS: Caldo de galinha e de carne.
GORDURAS: manteira, margarina, óleos, azeite, banha, toucinho, maionese em quantidade razoáveis. 4 colheres de chá de creme por dia. O creme tem menos carboidrato que o leite e por isso é preferível ao leite. Algumas gorduras devem ser em forma de óleos vegetais ão saturados (os ácidos graxos essenciais).
FRUTAS: nenhuma. apenas o suco de um limão por dia.
VEGETAIS: SÓ serão incluídos depois da primeira semana.
SALADAS: 2 pequenas doses de salada por dia de qualquer legume de folhas verdes, aipo, chicória, repolho chinês, cebolinha, abóbora, funcho, alface, salsa, pimentão, rabanetes, alho poró, espinafre e agrião. Começar por um limite de apenas duas xícaras rasas por dia.
GUARNIÇÕES: bacon, pele de porco frita, queijos ralados, ervas,ovos duros, picles, azeitonas (não mais de seis).
ENTRADAS: Aspic, queijos, galinha, ovos mexidos ou cozidos, almôndegas sem recheio, patês, salmão, sardinhas, linguiças, camarões.

PRIMEIRA SEMANA
Apartir de agora mantenha um registro escrito para ter a certeza de não exceder mais de 10 gramas por dia. No fim dessa 1ª semana verificar se perdeu o peso, se tem mais energia, se o estado de espírito melhorou, o que aconteceu com os outros sintomas e, avaliar como funcionou a dieta. Se tudo estiver correndo bem, então já é hora de progredir com a dieta, passando para o outro nível.

SEGUNDA SEMANA
O 2º nível tem cerca de mais 5 gramas por dia de carboidratos de 15 a 20 gramas. Os alimentos podem ser comidos em qualquer combinação, desde que não excedem o total.

TERCEIRA SEMANA
Agora em todas as semanas, haverá um acréscimo nos carboidratos, que fará um total de 20 a 25 gramas por dia.Depois a cada semana, será permitido acrescentar mais outras cinco gramas até atingir o nível que melhor ajustar ao paciente.
Ao fim de cada semana deve-se fazer a verificação do progresso porque o'nível da dieta deverá ser aumentado ou diminuído conforme a reação de cada um. Se você continuar a sentir-se bem e perder peso, então poderá acrescentar mais 5 gramas de carboidratos. Se acontecer o contrário, volte para o primeiro nível durante alguns dias e depois volte ao da semana anterior. Este é o nível crítico de carboidrato para emagrecer e ficar com um máximo de energia. E geralmente se situa entre 20 e 50 gramas de carboidratos.

A coisa mais importante em uma dieta não é um resultado rápido, mas sim a facilidade em segui-la.
"Quanto menores forem as facilidades de encontrar combustíveis prontos para o corpo, como o ácool e os carboidratos, mais depressa ele recorre à sua graxa de reserva."

ALIMENTOS PROIBIDOS PARA SEMPRE:
Bananas, feijões(exceto vagem),pão,balas, confeitos, cajus, ketdhup, cereais, mel, sorvetes, massas, panquecas, ervilhas batatas, passas, chicletes, docinhos, milho, farinha de milho, fubá, biscoitos, tâmaras, figos, farinha de trigo, frutas secas, arroz, macarrão, açucar, picles doces, gulodices, iogurte adoçado, xaropes, inhame.
Atenção esta lista não é absolutamente completa.
* Robert C. Atkins - A dieta da super energia do Dr. Atkins, página 95 à 105

Nenhum comentário:

Postar um comentário